Resumo:
No
artigo, os autores trazem uma problemática muito importante na questão da
informática na escola: a formação dos professores. Antes de fazer uma reflexão
sobre como esse tema vem sendo tratado aqui no Brasil, eles fazem um breve
histórico do uso dos computadores na educação. Demonstrando que o uso desse
aparelho teve influência, principalmente, dos Estados Unidos e da França, essa
viagem pelo tempo é concentrada nestes dois países, nele os autores explicam de
forma sintética como foi feita a inserção dos computadores na escola e como se
deu a formação dos professores para enfrentar a nova realidade.
É apresentado também, alguns
programas do governo federal brasileiro que tentaram fazer o uso do computador
viável em escolas públicas, explicitando os pontos negativos e positivos
atingidos por eles.
Fica claro que não é só a estrutura
física responsável pelo fracasso no uso do computador na educação, é necessário
uma mudança de cultura. Os autores demonstram que o professor não deve só
dominar a técnica de uso dos aparelhos, mas também ter conhecimento profundo
sobre os temas que se quer ensinar para os alunos e com isso construir e
refletir sobre o modo eficaz de uso da informática para educação.
2)
Citações principais do texto:
“Hoje o computador passou a fazer parte da lista de material
que o aluno de graduação deve adquirir e o seu uso se tornou rotineiro em
praticamente todas as atividades desde a produção de documentos, uso em sala de
aula e em laboratório, consulta à banco de dados, comunicação entre alunos e
aluno-professor e desenvolvimento das disciplinas. Isso significa que o aluno
sai da universidade com um bom conhecimento sobre o uso da informática. Porém o
processo pedagógico envolvido no preparo do aluno de graduação ainda não sofreu
mudanças profundas e enfatiza-se basicamente a transmissão de informação.”
(Autores falando dos Estados Unidos)
“Entretanto, se tais alterações de perspectivas pedagógicas
ocorreram, elas não foram planejadas. Esses avanços pedagógicos se deram por
causa da introdução da informática na escola. O difícil, seguramente, é
destacar esta ou aquela causa como o único agente de avanço. Essas causas
formam um todo indicativo da gestação longa e difícil do novo. No entanto,
esses avanços ainda estão longe das transformações pedagógicas desejadas.” –
Autores se referindo da França
“No nosso programa, o papel do computador é o de provocar mudanças
pedagógicas profundas ao invés de "automatizar o ensino" ou preparar
o aluno para ser capaz de trabalhar com o computador.” – Se tratando do
programa EDUCOM no Brasil
“É necessário repensar a questão da dimensão do espaço e do tempo
da escola. A sala de aula deve deixar de ser o lugar das carteiras enfileiradas
para se tornar um local em que professor e alunos podem realizar um trabalho
diversificado em relação a conhecimento e interesse. O papel do professor deixa
de ser o de "entregador" de informação para ser o de facilitador do
processo de aprendizagem. O aluno deixa de ser passivo, de ser o receptáculo
das informações para ser ativo aprendiz, construtor do seu conhecimento.”
“A formação do professor deve prover
condições para que ele construa conhecimento sobre as técnicas computacionais,
entenda por que e como integrar o computador na sua prática pedagógica e seja
capaz de superar barreiras de ordem administrativa e pedagógica.”
3)
Comentários(parecer e crítica):
A
experiência da informática da educação, de acordo com o texto, se iniciou da
década de 70, nisso se passaram somente 40 anos até hoje, sendo assim não
podemos esperar uma mudança de cultura educacional nem situações similares.
Porém creio que dentro deste tempo, o governo poderia se engajar mais pela
educação, digo aqui não só pelo uso efetivo e eficaz dos computadores e
similares dentro do sistema de educação brasileira, mas também pela valorização
do professores e melhora da estrutura física das escola do Brasil.
Quando Valente & Almeida trazem
para o artigo questões importantes da implementação da informática na educação,
como o investimento e formação de professores, nos faz refletir sobre a atual
situação das escolas brasileiras. Veja que este artigo data de 1997, e ainda
assim a situação não se alterou muito. Baixos índices de escolarização e
desempenho nos rankings internacionais refletem o descaso com que a formação
dos nossos jovens e docentes é tratada. Parte das escolas públicas no Brasil
sequer dispõe de professores, quanto mais de aparelhos de informáticas para
todos os alunos. Essa realidade pode ser vista nos meios de comunicação e também
por nós estudantes de graduação em licenciatura no estágio obrigatório.
É necessário que os professores se
sintam capazes e os alunos saibam atuar de forma mais autônoma, para que a
relação informática-educação se concretize de forma harmônica e proveitosa. Claro
que algumas das ações governamentais geraram bons frutos, porém ainda é
necessário transformações radicais para se chegar á nossa utopia.
4)Questionamentos
(questões levantadas e dúvidas):
Ao
lermos este texto e outros propostos na disciplina notamos, claramente, que a
questão do uso da informática na educação não é tão simples como imaginamos,
mas também nos faz refletir: será essa tão complexa que no país não haja
especialistas e estudiosos competentes para iniciar um projeto que ajude a
solucionar esse problema? Sei que não é
um projeto que dará conta de resolver definitivamente esse entrave em nosso
país, principalmente de um com esta dimensão territorial, mas seria um bom
começo se houvesse uma valorização da educação e a conscientização de toda a
população que a educação tem que evoluir para gerar o crescimento não só do
Brasil, mas também dos sujeitos que nele habita.
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